Leitura do mês

Tema: Família
Material: tesoura, papel A4, lápis de cor o giz de cera – ou pedaço de carvão

1. ATIVIDADE INICIAL:
Convidar as crianças a desenhar seu corpo (auto retrato) em uma das metades da folha de papel (A4). A outra metade da folha será usada mais adiante no desenvolvimento da atividade. Em seguida, ler o poema.

2. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO POEMA:
Ler o poema para as crianças. Dividir a turma em dois grupos, sendo um grupo das meninas e outro grupo dos meninos. Após a leitura de cada verso, os grupos, revezando-se, repetem o verso. Em seguida, conversar com as crianças sobre o que gostaram no poema. Essa conversa poderá ser orientada coma as seguintes perguntas. O que tem nos gatinhos que lembra a mãe? O que tem nos gatinhos que lembra o pai? O que você tem que lembra sua mãe ou seu pai? Seus irmãos também lembram seu pai e mãe? Como? Por que o poema usa os termos Gata, Gatinha e Gatão? (Convidar as crianças a fazer outras perguntas que deverão ser anotadas para serem discutidas na etapa seguinte) Retomar a atividade do autorretrato e convidar as crianças para desenhar alguma coisa que nelas lembre a mãe ou o pai.

3. DISCUSSÃO:
Iniciar uma discussão com as crianças, sobre o tema família. O (a) professor(a) poderá mediar a discussão fazendo perguntas como as seguintes: O que as pessoas de uma família têm de semelhante? O que as pessoas de uma família têm de diferente? Pode ser que um filho não tenha nada que lembre a mãe ou o pai? (essa pergunta deverá ser explorada além das características físicas. Poderão ser explorados outros aspectos como nomes, ideias que a gente tem, comidas, gostos etc.) Podem existir outras pessoas que lembram o pai ou a mãe? (dar exemplo) Podem existir outras crianças muito parecidas com você? (dar exemplo) Quem faz parte de sua família? (pais, irmãos, tio/as, avós, animal de estimação, outros ...) Por que as pessoas vivem em família? O que é uma família? O que faz uma família?

4. ATIVIDADE FINAL (SUGESTÕES):

1. As crianças poderão montar uma representação de sua família em sala de aula pedindo a colaboração das outras crianças.
2. Solicitar às crianças que desenhem sua família, apresentando-a ao grupo. Em seguida, poderá ser montado um livro com os desenhos das crianças.
3. Construir a árvore genealógica da família da criança.
4. Elaborar um texto coletivo sobre Família.

O texto poderá ser um poema. Compartilhar com a Fundação Sidónio Muralha pelo e-mail: fsm.ifep@gmail.com (Sugestão de palavras para ajudar na criação do texto coletivo: família, mãe, pai, bebê, criança, irmão, irmã, filhos, filhas, tios, tias, vovô, vovó, primos, casa, sobrenome, carinho, convivência, lar, sangue, adoção, vizinhos, pessoas, problema, diferenças, união, aprender, crescer, cuidar, casamento, nascimento, conversar, partilhar, respeito, herança, interesse comum, amor, ...) Ilustrar o texto com desenhos das crianças.