Colóquio Internacional
“100 anos de LITERATURA GENTE”
Homenagem a Sidónio Muralha

Centenário de Nascimento de Sidónio Muralha
Colóquio Internacional “100 anos de LITERATURA GENTE”
Homenagem a Sidónio Muralha

O Colóquio Internacional “Sidónio Muralha - 100 anos de Literatura Gente”, foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021, na sede da Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), Auditório Adriano Moreira – Lisboa, Portugal.
Foi promovido pela Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL) – Comissão de Migrações, Universidade Aberta, Fundação Sidónio Muralha e Universidade Federal do Paraná, com apoio da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo, Centro de História da Universidade de Lisboa, Associação Laredo e Associação Mutualista Montepio.
O Colóquio foi uma homenagem ao centenário do poeta, expoente do movimento neorrealista português e um clássico da literatura infantil e juvenil.
O evento abordou o legado da obra de Sidónio Muralha numa ótica interdisciplinar, com apresentação de saberes e debate em áreas de estudo como mobilidades, literatura da diáspora, literatura infanto juvenil, tendo por base “deambulações de um andarilho” e as múltiplas dimensões da vida e obra de Sidónio Muralha.
O evento reuniu familiares e amigos de Sidónio Muralha que trouxeram testemunhos contemporâneos do autor, e pesquisadores da obra de Sidónio Muralha de Portugal e do Brasil, que apresentaram seus trabalhos ou relatos em cinco mesas temáticas, sendo elas: “Em torno das mobilidades”, “Literatura diáspora”, “Testemunhos”, “Sidónio Muralha na literatura infantojuvenil” e “Sidónio Muralha na multiplicidade de gêneros”.
Além das mesas temáticas cuja programação encontra-se acessível nesta página, o evento contou com uma exposição sobre a vida e obra do escritor.
As pesquisas e demais trabalhos apresentados no Colóquio serão publicados na colecção Cadernos Nova Síntese e estarão disponíveis no Livro sobre Sidónio.