PONTO DE CULTURA
          O Ponto de Cultura Passagens Literárias teve início no ano de 2009, por meio de convênio com o Ministério da Cultura no Programa de Pontos de Cultura em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba.
          O Ponto de Cultura Passagens Literárias tem como missão incentivar a leitura em espaços que carecem de sua presença, buscando atender a pessoas de diversas classes e idades e proporcionar uma experiência literária a toda a comunidade. Além disso, busca capacitar mediadores literários por meio de cursos ofertados de forma gratuita , para que a intervenção na sociedade seja constantemente ampliada.
          Essa iniciativa estende suas ações desde a Fundação Sidónio Muralha até espaços como o Terminal Rodoviário de Curitiba, em que são realizadas as atividades de empréstimo de livros, leituras e contações de histórias . Na sede da Fundação também são promovidos encontros com escritores e ilustradores e cursos de mediadores de leitura, buscando uma interação maior entre a comunidade leitora e o processo de escrita e criação literária. As atividades do Ponto de Cultura foram encerradas no ano de 2016.